Tipologia
Tipos de Falácias Significado Exemplo
Argumento Tradicional Afirmar que algo é verdadeiro ou bom porque é antigo ou "sempre foi assim" "Se o meu avô diz que Garrincha foi melhor que Pelé, deve ser verdade."
Ataque ao argumentador Em vez de o argumentador provar a falsidade do enunciado, ele ataca a pessoa que fez o enunciado. "Se foi um burguês quem disse isso, certamente é engodo".
Argumento da Ignorância Ocorre quando algo é considerado verdadeiro simplesmente porque não foi provado que é falso (ou provar que algo é falso por não haver provas de que seja verdade).Note que é diferente do princípio científico de se considerar falso até que seja provado que é verdadeiro. "Existe vida em outro planeta, pois nunca provaram o contrário"
Não segue Tipo de falácia na qual a conclusão não se sustenta nas premissas. Há uma violação da coerência textual. "Que nome complicado tem este futebolista. Deve jogar muita bola!"
Apelo à Força Utilização de algum tipo de privilégio, força, poder ou ameaça para impor a conclusão. "Acredite em Deus, senão queimará eternamente no Inferno."
Apelo ao Povo É a tentativa de ganhar a causa por apelar a uma grande quantidade de pessoas. "A maioria das pessoas acredita em alienígenas, portanto eles existem."
Apelo à autoridade Argumentação baseada no apelo a alguma autoridade reconhecida para comprovar a premissa. "Se Aristóteles disse isto, então é verdade."
Regra geral Ocorre quando uma regra geral é aplicada a um caso particular onde a regra não deveria ser aplicada. "Se você matou alguém, deve ir para a cadeia."
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License